sábado, 26 de setembro de 2009

Notícias de Honduras!

*** Nota da Equipe do Secretariado Internacional da MMM***

Estimadas companheiras,

O presidente Manuel Zelaya, deposto por um golpe de Estado em 28 de junho, está em Honduras, abrigado na embaixada do Brasil desde ontem, 22 de setembro. A embaixada foi rodeada por milhares de manifestantes que apóiam Zelaya e exigem a saída dos golpistas liderados por Roberto Micheletti. Os militares também cercaram a embaixada e promoveram violenta repressão.

Vôos a Honduras foram cancelados e os meios que falam contra o golpe estão censurados; os demais, propriedade das grandes empresas do país, fazem campanha de terror para que a população não saia às ruas.

É importante que continuemos mobilizadas e que aproveitemos todos os momentos possíveis para desmascarar o discurso dos golpistas, reproduzido pela maioria da mídia comercial no mundo.

Ao mesmo tempo, precisamos reforçar a resistência hondurenha, apoiados na cobertura diária feita pelos meios alternativos da América Latina.

Recomendamos que leiam a entrevista com uma companheira da MMM em Honduras, realizada durante o Encontro Regional das Américas (a então 46 dias do golpe) em http://www.marchemondiale.org/structure/cn-groupes/ameriques/honduras/golpe092806/feministas/entrevista-LO/es/ (somente em espanhol, por enquanto).

Também o texto sobre Honduras que sai no próximo boletim internacional da MMM (logo abaixo). Esse texto está também disponível em espanhol, inglês e francês para quem quiser reenviar a seus contatos:
Espanhol - http://www.marchemondiale.org/structure/cn-groupes/ameriques/honduras/golpe092806/feministas/txtboletin/es
Inglês - http://www.marchemondiale.org/structure/cn-groupes/ameriques/honduras/golpe092806/feministas/txtboletin/en
Francês - http://www.marchemondiale.org/structure/cn-groupes/ameriques/honduras/golpe092806/feministas/txtboletin/fr

Há também artigos disponíveis em espanhol, inglês e francês no sitio da ALAI:
http://alainet.org/active/view_docs.php3?serializado=1&pos=0&idioma=esp&OrderBy=dinfo_key&overview=paises&sub=Honduras

No dia 22 pela manhã, falamos com nossas companheiras feministas de Honduras sobre como estava a situação lá. Elas estavam presas em sua oficina, perto da embaixada do Brasil, sem água, sem alimento e quase sem conexão com a internet. Tinham notícias de que havia dois mortos, mas não possuíam os nomes dessas pessoas. Informaram ainda que havia mais de 500 pessoas detidas, levadas a distintas delegacias de polícia e sobretudo ao estádio Chochi Sosa (o que nos lembra o que aconteceu no Chile e em outros países da América Latina durante as ditaduras militares).

Acompanhem as notícias atualizadas sobre Honduras também pelos seguintes sítios web (há vários links para rádios comunitárias que seguem transmitindo apesar das dificuldades):
Blog da Frente Nacional Contra o Golpe de Estado (espanhol)
http://contraelgolpedeestadohn.blogspot.com/
Minga/Mutirão dos Movimentos Sociais (notícias em espanhol e português)
http://www.movimientos.org/honduras.php
Resistência Popular Hondurenha (espanhol)
http://resistenciamorazan.blogspot.com/
Radio Es lo de Menos (espanhol)
http://radioeslodemenos.blogspot.com/

Em solidariedade feminista,

Equipe do Secretariado Internacional da MMM

Nenhum comentário: