sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Qual o Feminismo que nós queremos?

O feminismo é um movimento político, de idéias e práticas que tem por objetivo construir um mundo melhor, justo e igual para todos e todas e, sobretudo, sem opressão e discriminação as mulheres.

Uma mulher feminista é uma mulher que luta por seus direitos, contra a divisão sexual do trabalho e demais desigualdades entre mulheres e homens e não para ser superior a estes.

Desde o século XVIII, as mulheres se organizam para lutar pelos seus direitos, no entanto o feminismo passou a ser reconhecido como movimento apenas no fim do século XIX. E desenvolveu-se com mais ou menos força em diferentes períodos.

No começo do século XX, as mulheres formaram grandes organizações que lutaram e conquistaram o direito à educação, ao voto e a certas profissões, como advocacia e magistério. As trabalhadoras, no Brasil e no mundo, destacam-se na luta por melhores condições de trabalho, salário igual para trabalho igual e uma divisão não sexista do trabalho doméstico e de cuidados.

No fim dos anos 60, houve uma nova onda de feminismo na Europa e nos EUA que chegou ao Brasil nos anos 70. Vários grupos foram criados em todo o país. As mulheres lutaram pelo direito de decidir se queriam ou não ser mães e por creches públicas; denunciaram a violência e se organizaram em torno das várias lutas que marcaram o Brasil nos anos de ditadura, além de terem contribuído com a fundação dos partidos pós-abertura, principalmente PT e PMDB.

A participação intensa de mulheres na constituinte de 1988 foi uma das marcas dos anos 80. Na década de 90, ganhou força a reivindicação da participação das mulheres na política e a exigência de que os governos tenham ações concretas para melhorar as nossas vidas.

No ultimo processo eleitoral elegemos nossa primeira Presidenta, Dilma Rousseff , e vivemos uma campanha marcada notadamente pelo machismo e por valores conservadores.
Quando olhamos para a História, podemos observar que o direito de votar e ser votada, de poder trabalhar, estudar e participar da vida política foram importantes conquistas do feminismo. No entanto, a igualdade real entre mulheres e homens ainda está por ser conquistada.

Nossos desafios estão mudando. Vivemos no século XXI marcado pela Globalização Capitalista e pelas Guerras “contra o terror fundamentalista”. Assistimos o crescimento do poder político econômico brasileiro e principalmente Chinês, enquanto os EUA vivem uma crise sem precedentes. Enfim como fica a luta das mulheres nesse cenário? Precisamos começar pensando o que é o feminismo para nós hoje e quais os desafios colocados pelo mundo contemporâneo para as feministas?

A Marcha Mundial das Mulheres surgiu na onda dos movimentos altermundistas, junto com o processo Fórum Social Mundial. Desde fins dos anos noventa organiza mulheres de todos os continentes, atuantes ou não em outros movimentos sociais, para combater a pobreza e a violência sexista.

Um diferencial da militância feminista da marcha é a participação em articulações políticas junto a outros movimentos sociais, como as lutas por soberania alimentar, contra a OMC e o plebiscito da Vale. Porque nós compreendemos o patriarcado como sistema de opressão das mulheres e o capitalismo como sistema de exploração de uma imensa maioria de mulheres e homens por parte de uma minoria. Estamos nas lutas juntas (os), pois acreditamos em:


Mudar a vida das mulheres para mudar o mundo!
Mudar o mundo para mudar a vida das mulheres!


Maria Eduarda Quiroga Fernandes

Nenhum comentário: