sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Marcha Mundial das Mulheres no Fórum Social Temático: Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental

Porto Alegre - 24 a 29 de janeiro de 2012

Fonte: panfleto da MMM para o Forum Social Temático
A Marcha Mundial das Mulheres é um movimento feminista internacional que luta para mudar o mundo e a vida das mulheres, integrando a construção dae igualdade e liberdade das mulheres às lutas por transformações globais na sociedade.

Frente à crise sistêmica que tem uma forte dimensão ambiental, o capitalismo se reapresenta com uma maquiagem verde, implementando mecanismos que fortalecem o mercado e retiram a soberania dos povos sobre seu território.

Existem muitos pontos em comum entre as estratégias e discursos de dominação da natureza, dos territórios e dos corpos das mulheres. Da mesma forma, existem paralelos entre a exploração da natureza, dos territórios e dos corpos das mulheres. Da mesma forma, existem paralelos entre a exploração da natureza e do tempo das mulheres: parecem inesgotáveis e flexíveis, e são usados como uma variável que pode ser ajustada fácil e continuamente, garantindo os lucros do mercado e a sustentabilidade da vida às custas do sobretrabalho das mulheres e da apropriação privada dos bens comuns.

No espaço do Fórum Social Temático, reforçaremos os processos de aliança dos movimentos sociais em luta contra o capitalismo que é racista e patriarcal, e que agora se apresenta maquiado de verde. A Assembléia dos Movimentos Soaciais será um momento para a construção da nossa agenda comum de lutas constra as transnacionais e por justiça climática e pela soberania alimentar, de enfrentamento à violência contra a mulher, e constra a guerra, o colonialismo e a militarização de nossos territórios.

Em 2012, essas lutas terão como momento de forte expressão a Cúpula dos Povos na Rio+20, os protestos contra o G8 e a OTAB, e o Fórum Social Palestina Livre!

Estamos em marcha contra a mercantilização da natureza, das nossas vidas e corpos. Afirmamos nossas alternativas desde a luta das mulheres: as verdadeiras soluções para a crise são construídas pelos povos!

Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!


Nenhum comentário: